HOME  |   APRESENTAÇÃO  |   PALESTRAS  |   VÍDEOS   |   ARTIGOS  |   PARCERIAS   |   NEWSLETTER  |   CONTATO


     
 
 
     
 
                    

MOTIVAÇÃO 

 

Se a motivação fosse uma pessoa, deveria estar presente o tempo todo em nossas vidas. Porque toda atividade para ser bem feita precisa da motivação.

Mas, afinal, o que é a motivação humana?

Há muitos conceitos e definições na literatura técnica sobre motivação. Em termos gerais e de modo sintético, podemos dizer que motivação significa ter motivos para agir - para se fazer aquilo que se deseja, podendo gerar um movimento ou uma transformação de algo na realidade, através de novas atitudes e práticas. E quando há esse movimento ou processo ocorre o chamado ciclo motivacional. 

No universo profissional, a motivação é vista como um combustível fundamental para o sucesso . Ela está interligada entre o querer fazer e a ambição de vencer/triunfar. Se esses dois caminharem juntos, o trabalho torna-se muito mais prazeroso e com melhores resultados.

Nas empresas, a motivação é uma das principais ferramentas de incentivo aos profissionais, oferecida e representada através de diversos benefícios, tais como, treinamentos, bonificações, viagens, cursos, dentre outros de caráter social.

Isto ocorre porque a motivação está relacionada a fatores que acontecem em nosso campo externo e que nos motiva no campo interno, gerando a chamada auto-motivação.

Existe uma terminologia que seutiliza tanto da língua portuguesa quanto da matemática, para definir Motivação:

MOTIVO+AÇÃO= MOTIVAÇÃO

Analisemos, por exemplo, os seguintes fatores externos que nos geram motivos para agir: se nosso filho nasce temos motivos para agir; se somos promovidos no trabalho temos motivos para agir; se temos em nosso emprego um auxilio e um bom programa de reconhecimento profissional, também temos motivos para manter tal reconhecimento, conforme visto acima.

Certamente, quando estamos motivados, trabalhamos melhor, superando as dificuldades, e persistindo até atingir nossos objetivos. Já , quando estamos sem a motivação adequada é possível desfazer todo um processo que poderia ser produtivo.

Portanto, todo ser humano, mesmo os profissionais de excelente auto-estima, precisam de um combustível motivacional. Por isso, as empresas investem tanto em treinamentos do gênero. Pois o alinhamento motivacional é a resposta para os problemas existentes nas empresas e na vida pessoal de cada um de nós.

Daniel Lascani


 


Portal Instituto Lascani 2016. Todos os direitos reservados. A copia parcial ou integral infringe na quebra de direitos autorais. | AC Design.
Página Principal