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VENDEDORES DE SOLUÇÕES 

 

Diariamente profissionais de todas as áreas se relacionam com seus clientes, sempre com o objetivo de conquistar a chamada fidelidade. Vendedores visitam comerciantes, comerciantes atendem consumidores; executivos visitam empresas, e assim por diante. O conceito de marketing pessoal sugere que até um gerente para ser respeitado pela sua equipe tem que vender bem sua imagem, e vice-versa.

Depois de um tempo todo profissional descobre que independentemente de seu ofício é com vendas que realmente trabalha: com a venda de sua imagem; de sua postura, de seu comportamento, seu discurso... E, como esse trabalho ocorre em uma rotina de dificuldades constantes, e de surpresas diversas, é correto afirmar que solução é aquilo que de fato se vende.

Pelo menos, é dentro de um histórico de soluções, que se traduz um relacionamento fiel, entre um líder e sua equipe; um funcionário e seu chefe; ou um vendedor e seu cliente.

Fora o mercado, que por natureza sempre vende um produto ou um serviço que representem uma solução. Em todos os campos, seja no marketing, seja em setores comerciais, uma necessidade deve estar sempre sendo atendida ao longo do tempo. E é através de soluções que trazemos no dia-a-dia que conseguimos atender tais necessidades. E isso se denomina fidelizar o cliente.

No entanto, fidelidade não se conquista da noite para o dia. Assim, como os departamentos de marketing das empresas investem em estudos sobre comportamento do consumidor, o vendedor precisa também de muita estratégia adequada, disciplina e dedicação para conquistar seu cliente.

Neste contexto, seguem logo abaixo algumas orientações para aqueles que se habilitam serem um vendedor de soluções em busca da fidelização:

- Sejamos diferentes! Tentemos surpreender nosso seu cliente com reações nobres em situações onde ele espere que iremos reagir como todos.

- Sejamos flexíveis às contingências quando diante, por exemplo, de pessoas intrusas, clientes mal-educados.

- Sejamos pacientes e habilidosos em construir relacionamentos interpessoais, pois são competências básicas de um profissional.

- Todo ser humano tem fraquezas, dificuldades. Tenhamos em mente que ser profissional é muito mais do que tolerar essas constantes. É também identificá-las rapidamente para trazermos soluções pertinentes.

- Reconheçamos um problema de nosso cliente e o ajudemos. Isso é mais que trazer solução, é ser amigo.

- Sejamos um profissional que identifica um problema e utiliza seu conhecimento para trazer em consonância à solução.

- Procuremos sempre soluções criativas e pertinentes, sabendo diferenciar o que for melhor para realidade de cada cliente.

-Inovemos sempre! A concorrência sempre pode acabar executando um atendimento melhor do que o nosso, ou elaborar um produto ou uma estratégia superior, com melhores soluções.

Sobretudo, mesmo que atingida a fidelização, dediquemo-nos para mantê-la, através de boas soluções, sempre em busca de consolidar o relacionamento.

Portanto, Boa sorte e boas soluções!

Daniel Lascani


 


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