HOME  |   APRESENTAÇÃO  |   PALESTRAS  |   VÍDEOS   |   ARTIGOS  |   PARCERIAS   |   NEWSLETTER  |   CONTATO


     
 
 
     
 
                    

O VENDEDOR ÁGUIA  


A expressão vendedor águia é uma terminologia consagrada no mundo dos negócios; uma analogia antiga, já citada por grandes autores, e, também, reproduzida por muitos professores e palestrantes.

A homenagem se faz por haverem tantas semelhanças entre a águia e um profissional de vendas. Em outras literaturas, também há menos, quando comparada a um empresário, ao empreendedor, a um gerente corporativo.

Vejamos quando comparada a um vendedor:

A águia é um animal carnívoro, uma ave da família ''Acipritridae'',  ameaçada de extinção. Dentre as grandes características que possui, destacam-se: sua forte acuidade visual, suas garras eficazes, sua velocidade, e seu espírito de proteção sobre seu território.

Segundo os estudos da ornitologia (parte da zoologia que estuda as aves), a águia possui oito vezes mais células visuais por centímetro cúbico do que o ser humano. Voando a uma altura de 200 metros consegue enxergar um objeto de 15 centímetros e sobrevoar rapidamente em sua direção.

Por analogia, é correto afirmar que um vendedor profissional, bem sucedido, nos tempos atuais, possui facilmente as mesmas características de uma águia.

Todo profissional, vendedor, negociador, empreendedor, precisa ter muita visão além do alcance para se posicionar de forma gloriosa no mercado. É preciso enxergar além daquilo que se vê, - aquilo que ainda se encontra latente aos olhos humanos, mas, que também possa ser identificado por um ''vendedor águia'' antes de todos.

Como diz um ditado popular: ''o segredo de um negócio é descobrir algo que ninguém sabe'', isso pode ser o mesmo que ''enxergar algo que ninguém ainda o viu''.

Se o vendedor  tem que ter visão de águia, esse mesmo também deve ter: foco no seu alvo (público-alvo); velocidade no ataque (ágil no plano de ação); garras fortes para segurar sua presa (ter pegada firme em seus objetivos); e proteger seu território de qualquer ameaça (proteger seu negócio, prezando pelos seus parceiros e atento aos concorrentes).

E, ainda, se a águia é um animal com status ameaçado de extinção, vendedores estão sempre sob ameaças da concorrência e do mercado de uma forma geral. Onde é preciso estar sempre valorizando seu trabalho em prol da vitalidade de seu negócio.

Sobretudo, a águia representa diversas simbologias culturais, orientais e ocidentais, mitológica, e até sagrada.

Este contexto, também se equivale a um vendedor. Pois este também é um símbolo sagrado para uma empresa. Através da atividade de vendas que vem todo o sustento e crescimento de uma grande corporação ou de um pequeno negócio em desenvolvimento.

Com base nas comparações feitas acima, e nas atuais demandas do mercado, a águia é um animal de características essenciais a serem comparadas com as de um profissional moderno.

Ter visão, foco, velocidade, garra, representatividade e vitalidade, são qualidades essenciais de um profissional de excelência.

Sejamos, portanto, Vendedores Águias!  Visionários, ágeis e firmes!

Daniel Lascani


 


Portal Instituto Lascani 2016. Todos os direitos reservados. A copia parcial ou integral infringe na quebra de direitos autorais. | AC Design.
Página Principal