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MARKETING VITAL 

 

O tema ''Sustentabilidade'' cresce cada vez mais, nas empresas, nas relações políticas, nos campos sociais, nas economias individuais, nas mídias e em toda sociedade de uma forma geral..

Isso acontece, porque o mundo atravessa um período de grandes desafios com o meio ambiente. E, nesse caso, este tema nos conduz estrategicamente e, ao mesmo tempo, naturalmente, a um conceito denominado por Marketing Vital.

Dessa forma, vejamos a seguir como esse conceito está correlacionado nos diversos campos da sociedade:

Empresas: Conforme vimos no artigo sobre Sustentabilidade, as empresas praticam ações em prol do meio ambiente, tais como: substituição das matérias-primas de suas produções para outras menos prejudiciais, ações independentes, dentre outras.

Desta forma, tais práticas ambientais podem ser consideradas até mesmo como ''mote'' de suas campanhas publicitárias, de marketing institucional e de produto.

Peças publicitárias nas quais as informações do produto tenham dados técnicos sobre a aplicação ambientalmente correta; ou uma campanha institucional divulgando ações relacionadas, independentemente de o produto estar atrelado, ou não, ao meio ambiente.

O apelo à questão ambiental transformou-se quase que unanimemente, na melhor forma de uma empresa se promover e ganhar credibilidade no mercado. Por exemplo, campanhas que buscam conceituar o produto como marca mais lembrada - Top of Mind.

Relações Políticas: Todo candidato que promete ações em prol ao meio ambiente, e que cumpre tais ações, ganha credibilidade com seus eleitores. Há também partidos relacionados, tendo sempre o meio ambiente como mote de campanha ( estratégia de marketing político).

Economias individuais: Toda pessoa que faz e demonstra boas práticas de preservação ambiental, em casa, no trabalho, nas ruas, está de certa forma fazendo seu marketing vital.
O conceito de marketing vital não consiste apenas em executar tais práticas, mas sim, em divulgá-las!

Mídias: As mídias publicam matérias e reportagens sobre todo cidadão, empresa e político - que esteja ambientalmente ativo, cumprindo um papel fundamental na divulgação e, portanto, na disseminação de um marketing vital.

Num contexto geral, e de forma positiva e motivacional, o meio ambiente tornou-se um forte apelo institucional para empresas que buscam se consolidar no mercado; para políticos se elegerem e se sucederem; para pessoas se desenvolverem socialmente; para mídias que precisam vender informação de qualidade; e, sobre tudo, para nossa própria sobrevivência e longevidade, através de uma melhor qualidade de vida resultante dessas boas práticas.

É importante enfatizar que não é, por exemplo, com o uso de papéis reciclados que se está realizando uma prática de marketing vital, mas sim a divulgação (propagação) de tal ação sustentável.

Está ultrapassado o conceito de que tais ações não devam ser divulgadas, por se tratar de uma obrigação e, com base em leis, dever de todo cidadão. Sobre este modelo, a maioria não adota os novos hábitos. Pois, visto a carência educacional sobre as grandes massas, dentre outros fatores de origem cultural, apenas divulgando os bons exemplos, pode-se, em médio prazo, disseminar uma nova cultura, mais alinhada ao chamado desenvolvimento sustentável.

Portanto, cuidemos do meio ambiente, mas divulgando nossas boas práticas, para que, desta forma, cultivemos um bom Marketing Vital.

 

Daniel Lascani


 


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