HOME  |   APRESENTAÇÃO  |   PALESTRAS  |   VÍDEOS   |   ARTIGOS  |   PARCERIAS   |   NEWSLETTER  |   CONTATO


     
 
 
     
 
                    

COMUNICAÇÃO & INFORMAÇÃO 

 

Atualmente, quando se fala em comunicação, muitas pessoas pensam diretamente em meios tecnológicos (celular, televisão, internet...). No entanto, o processo de comunicação está relacionado com questões de amplitude muito maior do que tais meios relacionados, que nos tempos atuais facilitam sua velocidade e seu formato.

O autor Juan E. Diaz Bordenave, afirma em seu livro  ‘’ O que é comunicação’’ (Ed. Brasiliense),  que  se comunicar é muito mais do que tecnologia e os meios envolvidos, mas sim, tudo que norteia a existência humana,  desde a pulsação vital, passando pela decodificação, até  chegar à atual informatização.  Ou seja, desde os primórdios da humanidade - com o homem primitivo - até a interatividade da internet nos tempos atuais.

Para que a comunicação aconteça, basta apenas que um emissor emita um sinal, em que haja algum tipo de resposta de um receptor, independentemente de tal mensagem ser emitida verbalmente, mas sim, também, através de signos, códigos, gestos, entre outras formas.

Se analisarmos, por exemplo,  um médico vestido de branco ou um policial fardado, não precisamos que se identifiquem verbalmente. Apenas por suas apresentações visuais (código) já sabemos de suas respectivas profissões, pois seus trajes informam suas patentes,  se comunicam  com o mundo externo e o mundo externo se comunica com seus trajes,  a partir do momento em que alguém  interaja com cada um desses, de acordo com a situação e com o lugar,  e assim por diante.

Entretanto, é importante  ressaltar que comunicação e informação não são palavras com o mesmo significado. Conforme o exemplo descrito acima, é preciso interação entre emissor e receptor para que tal informação se transforme em comunicação: informação é qualquer sinal quando emitido; comunicação é qualquer resposta dada a tal sinal.

Vejamos: se dissermos ‘’Bom dia’’ para uma pessoa, e ela não responde, houve apenas uma informação. Mas se tal receptor se manifestar com outro ''Bom dia’’, significa que ocorreu um processo de comunicação. Esta interação vai desde um cumprimento educado entre duas pessoas até uma campanha de marketing de uma empresa dirigida ao seu público-alvo.  

De um modo geral, a questão consiste entre pessoas e empresas gerarem e cultivarem uma boa comunicação entre si.

Portanto, busquemos efetivar uma boa comunicação, seja através de nossa apresentação visual e verbal; seja através dos meios tecnológicos!

 

Daniel Lascani


 


Portal Instituto Lascani 2016. Todos os direitos reservados. A copia parcial ou integral infringe na quebra de direitos autorais. | AC Design.
Página Principal